Gratuito

Niterói inscreve para passeio ecológico acessível no sábado

Visita a parque é voltada para pessoas com deficiência

Tour sem barreiras acontece na Trilha do Morro das Andorinhas
Tour sem barreiras acontece na Trilha do Morro das Andorinhas |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói
 

Pessoas com dificuldade de locomoção e deficiências visual e auditiva terão a oportunidade de vivenciar um pouco da natureza da cidade num ambiente diferenciado. A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), em um trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Acessibilidade, incluiu a Trilha do Morro das Andorinhas, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, como mais uma opção do projeto Ecotur Sem Barreiras. A primeira edição desta nova rota acontece neste sábado (24), e as inscrições estão abertas.

A saída está prevista para acontecer, às 9h30, da Paróquia São Sebastião de Itaipu, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8429, em Itaipu. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, acessando o link https://visit.niteroi.br/niteroiecotur/. No ato da inscrição, deve-se escolher o passeio desejado e preencher um formulário. A resposta de confirmação é recebida em até três dias úteis.

Estão  inseridas no programa da Neltur de mapeamento e visitação 14 trilhas que compõem o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), cuja sede fica no Parque da Cidade, no Morro da Viração. As trilhas são: Colonial, Ilha do Pontal, Pedra do Santo Inácio, Bosque do Eucaliptos, Campinho, Zé Mondrongo, Blocos, Mirante da Lagoa, Pedra Quebrada, Cunhambebe, Tapera, Platôs, São Francisco e Cafubá.

Para garantir conforto e segurança para esse público, as secretarias promoveram um treinamento específico de profissionais e voluntários. A trilha do Bosque dos Eucaliptos foi a primeira adaptada para receber pessoas com deficiência. Gradativamente outras trilhas também estão sendo validadas e se tornando acessíveis.

Os voluntários aprenderam a transportar pessoas com dificuldade de locomoção usando a cadeira especial Julietti. O equipamento, criado pelo montanhista Gustavo Simões, recebeu esse nome porque é o apelido da esposa, Juliana Tozzi, que foi acometida por uma doença que a deixou sem os movimentos. Para que ela continuasse fazendo trilhas, o montanhista projetou a cadeira especial. 

A Trilha do Morro das Andorinhas tem como ponto de referência a Rua da Amizade, onde o caminhante deve subir uma ladeira para chegar no acesso a ela. É considerada uma trilha com grau médio de dificuldade e de exposição solar. É recomendado aos caminhantes que usem roupas e calçados apropriados, além de filtro solar. O passeio irá até o Mirante Região Oceânica, com vista para as praias de Itaipu, Camboinhas, Sossego e Piratininga, além das lagoas de Itaipu e de Piratininga. 

< Prefeito com mandato no RJ fica inelegível após decisão do TSE 'Quebrei a cozinha', contou Fernanda Brum; saiba o motivo <